Alopecia na barba: o que você deve saber

Descubra o que é alopecia na barba, por que ela acontece e quais são as formas para tratar as falhas nos pelos de forma simples e eficaz.

Compartilhar:

Notou algumas falhas na barba e não sabe bem o que está acontecendo? Calma, você não está sozinho. A alopecia na barba é algo que pode afetar muitos homens e, apesar de assustar no começo, tem explicação e, na maioria das vezes, solução.

Seja uma área sem pelos que apareceu do nada ou aquela falha que parece não crescer nunca, entender o que está por trás disso pode te ajudar a lidar melhor com a situação. Hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o que significa alopecia na barba de forma simples, sem complicação. Venha conferir, doutor!

Quer crescer a barba? Veja 8 dicas infalíveis

Barba rala? Saiba como disfarçar

Vai beijar? Como preparar a barba e evitar beard rash

O que é alopecia na barba?

Homem com barba grande e falhada por conta da alopecia

Alopecia na barba causa regiões com falhas de pelo

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo e, no homem, pode afetar também a barba. Outras regiões do corpo também podem ser atingidas e, em cerca de 5% dos pacientes, todos os pelos do corpo caem.

A alopecia areata se manifesta como uma perda brusca de pelos que leva à formação de ‘placas’ regiões bem delimitadas na pele e mais frequentemente circulares, nas quais não ficam pelos, como se fossem ‘clareiras’.

Ela não é contagiosa, mas costuma ter efeitos bastante drásticos na saúde mental: o homem pode se sentir frustrado, com vergonha e sofrer impacto negativo na autoestima.

Alopecia é genético? O que causa alopecia na barba?

A razão pela qual a alopecia areata na barba — e em outras regiões do corpo — acontece é a atuação do sistema imunológico: os linfócitos T e outras células do sistema imune começam a atacar o folículo piloso, que nada mais é que a estrutura da pele capaz de produzir e sustentar o pelo.

Com o ataque, as células imunes lesionam e paralisam a atividade do folículo, mas não o destroem.

Por isso, mesmo nos casos em que, por exemplo, todo o cabelo cai (alopecia areata total, ou alopecia totalis) ou todos os pelos do corpo são perdidos (alopecia universal), o quadro tem chances de ser revertido; às vezes, espontaneamente. Novos surtos, porém, podem ocorrer. 

O desafio é que ninguém sabe exatamente por que as células imunes começam a atacar os folículos pilosos. O que se sabe é que há alguns fatores que estão associados e podem desencadear ou piorar a alopecia:

  • Genética: de 10 a 42% dos casos, há algum parente próximo com alopecia
  • Doenças de natureza imunológica, como tireoidites, lúpus, vitiligo, diabetes tipo 1 e condições alérgicas
  • Traumas físicos
  • Quadros infecciosos
  • Fatores emocionais, como o estresse
  • Desequilíbrios hormonais, que podem envolver a testosterona

Quais os sintomas da alopecia na barba?

Imagem com foco em barba com sinais de falha da alopecia

Sinais da alopecia

O principal sintoma, e geralmente único, da alopecia areata é também a maneira como a condição se manifesta: a perda dos pelos em uma ou mais regiões delimitadas, ou então de forma generalizada.

Na alopecia na barba, o mais comum é o aparecimento de uma só região sem pelos, conhecida popularmente como ‘pelada’, mas podem surgir outras que levam à falsa impressão de que o homem tem, ‘naturalmente’ a barba falhada — quando, na verdade, precisa checar a condição no dermatologista.

Outros sintomas que podem ocorrer são coceira na barba, queimação, vermelhidão ou inflamação na área afetada e espessamento ou descamação da pele. Às vezes, também ocorrem alterações nas unhas.

Além disso, é comum que os pelos que ficam em volta da região afetada pela alopecia também sejam removidos com facilidade.

Como acabar com a alopecia na barba?

O primeiro passo é ir a um dermatologista, pois somente o médico poderá diagnosticar se a queda de pelos na sua barba é alopecia areata, ou tem outras razões.

Muitas vezes, o diagnóstico é clínico, mas pode haver a necessidade de retirar alguns pelos da região em volta da placa ou fazer uma biópsia de pele.

Confirmada a alopecia areata na barba, medicamentos tópicos  podem ser aplicados direto na pele, estimulando o crescimento dos pelos e contribuindo para o tratamento de casos leves a moderados.

Se houver fatores emocionais envolvidos, a depender do caso, também poderão ser tratados.

Em termos de prevenção, como a alopecia masculina não tem o mecanismo completamente esclarecido, nenhuma é 100% eficaz.

No entanto, manter hábitos saudáveis, uma rotina de skincarecuidados com a barba, que propiciam o crescimento de pelos mais resistentes e uma pele mais protegida, e dar atenção à saúde mental são ações que podem contribuir para evitar o problema.