Qual o melhor estilo de barba para o seu formato de rosto?

Você já sabe qual estilo de barba cai bem para você? A dica é que tudo começa com o seu formato de rosto! A gente explica como decidir qual modelo é a sua cara!

Compartilhar:

 

Qual estilo de barba será que combina com meu rosto?

Quem é barbado certamente já se fez essa pergunta. Afinal, assim como seu jeito de vestir, seu corte de cabelo ou seus acessórios, o estilo de barba que você usa tem uma mensagem sobre quem você é. 

Agora, vamos ser sinceros? Escolher nem sempre é fácil — e, se você é como eu, já deve ter lido muita coisa e tentado muito estilo que simplesmente ‘não rolou’.

Felizmente, a Dr. JONES está aqui para ajudar, e com o apoio de profissionais!

 

Barba, estilo e mensagem

Foto de homem branco, cabelos curtos, sem camisa, passando a mão sobre a lateral da barba desenhada.

“A primeira coisa que faço é perguntar para meu cliente como ele se vê e como ele quer que os outros o vejam. Uma barba cheia, por exemplo — que tem costeletas, queixo, bigode e fecha embaixo do lábio —, mostra mais agressividade”, conta o barbeiro Zantone, da Barbearia Quotidiana, em São Paulo, SP.

Tudo, então, começa daí: a imagem que você quer passar. Se barbas grandes e cheias trazem mais agressividade ao visual, a barba desenhada, curta e bem-aparada já pode passar a mensagem de alguém vaidoso — e a barba por fazer? Bom, provavelmente você é um cara descolado!

Quer ainda mais estilo? Bom, você pode também optar por desenhos de barba que ‘inovam’ com elementos pouco comuns, como um bigode fininho, chevron ou curvo (do tipo handlebar, ou ‘guidão de bicicleta’). A mensagem é de alguém mais alternativo, que não tem medo de ser notado por isso.

Além disso, é até verdade o que dizem de que a ‘barba é a maquiagem masculina’, porque ela pode mesmo ajudar a modelar o rosto.

A barba pode, por exemplo, disfarçar um queixo pronunciado ou afinar um rosto redondo. Desenhar barba no pescoço, com a linha por baixo do queixo e da mandíbula, disfarça o queixo duplo e ‘emagrece’. O modelo de barba quadrada já dá destaque aos traços mais masculinos, e por aí vai. 😌

Só que, para aproveitar tudo isso, é importante saber primeiro qual o seu formato de rosto — e aí, sim, usar a barba para fazer uma ‘harmonização facial’ que funciona e a ressaltar seus pontos fortes. Isso é parte do que, na estética, chamamos visagismo masculino. Bora lá, entender um pouco mais?

 

Como saber qual é o formato do seu rosto?

Tem 2 formas de saber.

A mais profissional é pegar uma fita métrica, tomar as medidas das regiões de interesse — como mandíbula, queixo, distância entre as maçãs do rosto e a testa, horizontalmente, entre os pontos mais altos das sobrancelhas —, medir o comprimento do rosto, da linha média do cabelo até a pontinha do queixo e tirar a razão entre as medidas. Depois, comparar com a imagem abaixo. 👇

Há, porém, uma forma bem mais simples: fazer uma selfie com o celular! Depois, é só comparar com a imagem, prestando atenção em 3 linhas horizontais principais: linha da testa, meio do rosto (ou linha do nariz) e a da boca/mandíbula!

 

Arte da Dr. JONES mostra 6 tipos de formato de rosto: oval, quadrado, retangular, redondo, losango e triangular.

 

Qual o formato correto da barba?

Primeiro, a sinceridade: rosto perfeito não existe… mas a tradição diz que a barba ideal é a que deixa seu rosto oval, ou o mais próximo disso, porque esse é o formato considerado mais simétrico. Veja, então, o que cada modelo de barba valoriza e o que ajuda a esconder em você.

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra barba completa, curta e aparada.

O estilo de barba completa e aparada vai bem com rosto oval, quadrado, redondo e retangular e é bem popular.

Quem tem rosto redondo pode deixar o fio maior e o desenho reto perto da bochecha, para afinar. No rosto quadrado ou retangular, melhor rente à pele, para manter a linha da mandíbula.

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra barba sem lateral, com bigode arredondado e separado.

Esse estilo, você vai encontrar por aí pelo nome de ‘barba baldo‘. É um belo desenho de barba para rosto redondo, porque o alonga.

No rosto quadrado, cai bem porque mantém as mandíbulas destacadas e, ao mesmo tempo, tira um pouco da agressividade, por ser arredondado.

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra barba com costeletas e bigode, sem cavanhaque.

Manter apenas a barba e o bigode, sem cavanhaque, vai bem com rosto retangular, porque amplia a linha horizontal, e os magros ganham volume se a linha da bochecha for arredondada.

Uma variação bacana para o rosto losango é o que chamamos aqui ‘barbaWolverine‘: aí, é o cavanhaque que fica e o bigode que sai.

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra barba lenhador (barba grande).

O estilo de barba lenhador fica muito bem no rosto oval e no redondo, porque alonga. No rosto losango, amplia a mandíbula e disfarça o queixo. 

Pode não ser legal para o rosto quadrado, porque periga perder o ângulo da mandíbula. Os retangulares, evitem: alonga demais!

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra bigode de caubói, sem lateral de barba.

Esse bigode tradicional é bom para o rosto triangular, porque chama a atenção para o centro do rosto. No rosto oval, o interessante é que cria mais ângulo.

Agora, se encarnar o American cowboy for demais para você, dá para experimentar o bigode tradicional ou apostar nos estilos de bigodes finos. Dá para variar bastante na espessura, mas não pode descuidar da manutenção.

 

Desenho em azul e branco da Dr. JONES mostra barba longa, arredondada e bigode aparado em homem careca.

É um dos tipos de barba viking, bastante legal para o rosto losango, porque disfarça a mandíbula fina.

Agora, se você estiver procurando algo para o rosto triangular, faça uma alteração: mais volume na frente e as costeletas rentes ou raspadas. Aí, não amplia a mandíbula.

 

 

Para fazer o desenho da barba, use Dr. JONES

Em fundo azul, vermelho e roxo, fotos dos produtos da Linha Barba e Rosto da Dr. JONES e do aparelho de barbear The Razor6.

 

A Dr. JONES tem uma linha completa de produtos voltados para os cuidados com a barba: desde nosso aparelho de barbear top de linha, o The Razor, que vem nas versões The Razor6, com 6 lâminas dobradas; e The Razor4, com 4 lâminas espaçadas para pelos grossos, até balm para barba, espuma de barbear, pós-barba e shampoo para barba.

Com tudo isso, fica muito mais fácil escolher e variar seu estilo de barba e, de quebra, evitar irritação na pele, frizz, ressecamento e outros problemas que um barbear sem cuidado pode causar.

Imagens: Dr. JONES (todos os direitos reservados) e Adobe Stock.

- Por João Marinho