Qual o melhor modelo de barba para cada formato de rosto?

Você pode já saber como desenhar a barba, mas sabe qual estilo cai bem para você? A dica é que tudo começa com o formato de rosto que você tem! Vem que a gente explica como decidir qual tipo de barba é a sua cara!

Compartilhar:

Que estilo de barba combina com meu rosto?“. Quem é barbado certamente já se fez essa pergunta alguma vez. Afinal, assim como seu jeito de vestir, seu corte de cabelo ou seus acessórios, o tipo de barba que você usa manda uma mensagem sobre quem você é. 

Agora, vamos ser sinceros? Escolher nem sempre é fácil, e, se você é como eu, já deve ter lido muita coisa e tentado muito estilo que simplesmente ‘não rolou’. Felizmente, estamos aqui para ajudar — e com a ajuda de profissionais!

A primeira coisa que faço é perguntar para meu cliente como ele se vê e como ele quer que os outros o vejam. Uma barba cheia, por exemplo – que tem costeletas, queixo, bigode e fecha embaixo do lábio –, mostra mais agressividade”, conta o barbeiro Zantone, da Barbearia Quotidiana, em São Paulo (SP).

Em artigo sobre o melhor modelo de barba para cada formato de rosto, foto traz homem com barba longa e escura, cabelos escuros e médios em coque samurai, latino, usando agasalho bege e com a mão esquerda na cabeça.

Foto: Shttefan | Unsplash.

Tudo, então, começa daí: a imagem que você quer passar. Barbas grandes e cheias, vimos agora, trazem mais agressividade e chamam a atenção.

Barba desenhada, curta e bem aparada já pode passar a mensagem de alguém vaidoso. Barba por fazer? Um cara descolado.

Você também pode optar por desenhos de barba que ‘inovam’ com elementos pouco comuns, como um bigode fininho, chevron ou curvo (do tipo handlebar, ou ‘guidão de bicicleta’). A mensagem é de alguém mais alternativo, que não tem medo de ser notado por isso.

Além disso, é verdade o que dizem de que a ‘barba é a maquiagem do homem’: ela pode mesmo ajudar a modelar o rosto masculino.

 

A barba pode, por exemplo, disfarçar um queixo pronunciado ou afinar um rosto redondo. Desenhar barba no pescoço, com a linha por baixo do queixo e da mandíbula, disfarça o queixo duplo e ‘emagrece’. A barba quadrada dá destaque aos traços mais masculinos.

Só que, para aproveitar tudo isso, é importante saber primeiro qual o seu formato de rosto — e aí usar a barba para fazer uma ‘harmonização facial’ que funciona e a ressaltar seus pontos fortes. Isso é parte do que, na estética, chamamos visagismo masculino. Bora lá?

Como saber qual é o formato do seu rosto?

Tem 2 formas de saber. A mais profissional é pegar uma fita métrica, tomar as medidas das regiões de interesse — como mandíbula, queixo, distância entre as maçãs do rosto e a testa, horizontalmente, entre os pontos mais altos das sobrancelhas —,

medir o comprimento do rosto, da linha média do cabelo até a pontinha do queixo e tirar a razão entre as medidas. Depois, comparar com a imagem abaixo. 👇

Há, porém, uma forma bem mais simples: fazer uma selfie com o celular! Depois, compare com a imagem, prestando atenção em 3 linhas horizontais principais: linha da testa, meio do rosto (ou linha do nariz) e a da boca/mandíbula. Será que você se encaixa num desses formatos?

Desenho criado pela Dr. JONES mostra esquema com seis diferentes tipos de rosto: rosto oval, rosto quadrado, rosto retangular, rosto redondo, rosto losango e rosto triangular.

Qual o formato correto da barba?

Primeiro, a sinceridade: rosto perfeito não existe… mas a tradição diz que a barba ideal é a que deixa seu rosto oval, ou o mais próximo disso, porque é o formato considerado mais simétrico. Veja, então, o que cada modelo de barba valoriza (e o que ajuda a esconder) em você.

Desenho criado pela Dr. JONES mostra homem de barba completa e curta, aparada, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

A barba completa e aparada vai bem com rosto oval, quadrado, redondo e retangular.

Quem tem rosto redondo pode deixar o fio maior e o desenho reto perto da bochecha, para afinar. No quadrado ou retangular, melhor rente à pele, para manter a linha da mandíbula.

Desenho criado pela Dr. JONES mostra homem com barba sem lateral e bigode separado e arredondado, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

Esse estilo, você vai encontrar por aí pelo nome de ‘barba baldo’. É um belo desenho de barba para rosto redondo, porque alonga.

No quadrado, cai bem porque mantém as mandíbulas destacadas e, ao mesmo tempo, tira um pouco da agressividade, por ser arredondado.

Desenho criado pela Dr. JONES mostra barba que mantém costeleta esquerda e direita e bigode, mas sem cavanhaque, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

Manter barba e bigode, sem cavanhaque, vai bem com rosto retangular, porque amplia a horizontal, e os magros ganham volume se a linha da bochecha for arredondada.

Uma variação bacana para o rosto losango é a ‘barbaWolverine‘: aí, é o cavanhaque que fica e o bigode que sai.

Desenho criado pela Dr. JONES mostra barba estilo lenhador, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

A barba lenhador fica muito bem no rosto oval e no redondo, porque alonga. No losango, amplia a mandíbula e disfarça o queixo. 

Pode não ser legal para o rosto quadrado, porque periga perder o ângulo da mandíbula. Os retangulares, evitem: alonga demais!

Desenho criado pela Dr. JONES mostra homem com bigode estiloso, como caubói, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

Esse bigode bem tradicional é bom para o rosto triangular, porque chama a atenção para o centro do rosto. No oval, o bom é que cria mais ângulo.

Agora, se encarnar o American cowboy for demais para você, dá para experimentar o bigode tradicional ou apostar nos estilos de bigode fino.

Desenho criado pela Dr. JONES mostra homem careca, com barba longa, arredondada e bigode aparado, em artigo sobre modelos de barba para cada formato de rosto.

É um dos tipos de barba viking elegal para o rosto losango, porque disfarça a mandíbula fina.

Agora, se você estiver procurando algo para o rosto triangular, faça uma alteração: mais volume na frente e as costeletas rentes ou raspadas. Aí, não amplia a mandíbula.

Para fazer o desenho da barba, use Dr. JONES

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados)

A Dr. JONES tem uma linha completa de produtos voltados para os cuidados com a barba: desde nosso aparelho de barbear top de linha, o The Razor, que vem nas versões The Razor6, com 6 lâminas dobradas; e The Razor4, com 4 lâminas espaçadas para pelos grossos, até balm, espuma de barbear, pós-barba e shampoo para barba.

Com a Dr. JONES, fica muito mais fácil escolher e variar seu estilo de barba e, de quebra, evitar irritação na pele, frizz, ressecamento e outros problemas que um barbear sem cuidado pode causar.

 

 

Foto/Destaque: ilustração gerada por IA por João Marinho, via Firefly.