Como ter um bigode fininho e estiloso

Relacionado à elegância, requinte e até à malandragem, o bigode fininho já teve seu auge nos anos 1930. Hoje, muitos homens continuam a adotá-lo. Saiba como e por que ter o seu.

Compartilhar:

“Em terra de homem barbado, quem usa só o bigode é rei”. Será verdade?

Bom, se você gosta de ser ‘diferentão’ e é adepto do bigode solitário, já deve ter percebido que, por onde você passa, esse ‘estilo de barba’ chama a atenção.

O bigode já foi muito popular em gerações anteriores — podemos citar como exemplo os anos 1970, quando enfeitava a cara de celebridades que iam do saudoso Belchior a Tom Selleck, que, por sinal, nunca o abandonou  —, e, ali por 2015, experimentou um revival, com personalidades de Colin Farrell a John Slattery adotando a tendência.

Agora, para aqueles homens que ‘fazem a própria moda’, isso tudo soa até bobagem. O que importa é se o bigode corresponde  ao estilo pessoal e transmite a mensagem que se quer: masculinidade, virilidade, ousadia… como já discutimos em um artigo aqui 👉 Como cuidar do seu bigode.

O que significa ter bigode fino?

Jovem de óculos, cabelos cacheados e bigode fino, com camiseta branca e camisa listrada.

Já que falamos de ousadia, um estilo de bigode que realmente requer essa atitude audaciosa é o bigode fininho, conhecido como pencil moustache em inglês.

Estreito e até delicado, esse tipo de bigode ‘ameniza’ um pouco a virilidade no sentido de dar a ela uma cara, digamos, mais safada — até pela relação que nós, brasileiros, fazemos com o arquétipo do malandro carioca e seu inseparável chapéu: os mais antigos, por exemplo, devem lembra-se do estilo do cantor Moreira da Silva quando jovem. Dá uma olhada nesta gravação de 1959:

Moreira da Silva, “Na subida do morro”, 1959. Fonte: RADIOSANTOS (REM) | Reprodução.

O bigode fininho também já foi considerado um dos maiores sinais de elegância masculina. Experimentou um de seus auges, por exemplo, na década de 1930 e se tornou marca registrada de personalidades admiradas, como Clark Gable.

Há alguns anos, o canal Cut publicou um vídeo sobre os estilos de corte de cabelo masculino entre as décadas de 1910 e 2010, mas o vídeo também mostra estilos de barba e bigode, e não só os finos. Dá para se inspirar. Confira:

Hoje, o homem que opta pelo bigode fino ainda transmite esses conceitos: um pouco de ‘malandragem’ aqui, um gosto pelo retrô ali e até um apelo ao refinamento, personalidade e vaidade, já que manter um bigode fino destoa da moda barba cheia e bigodão atual.

Qual tipo de rosto combina com bigode fino?

Arte da Dr. JONES mostra 6 tipos de formato de rosto: oval, quadrado, retangular, redondo, losango e triangular.

Quando se fala de formatos de rosto, é legal entender o que o bigode fininho faz por você. Veja alguns exemplos.

  • Rosto quadrado: a mandíbula bem marcada e angular é uma das características desse tipo de rosto. O bigode fininho pode deixar essas características mais sutis, suavizando e provendo mais equilíbrio às linhas do rosto
  • Rosto retangular: o rosto mais estreito é uma característica desse tipo, e o bigode fininho pode dar mais volume à região do lábio, equilibrando os traços — principalmente se for mais comprido, passando um pouco das extremidades da boca
  • Rosto jovem ou com pouca barba: bom, é claro que ‘jovem’ não é um tipo de rosto, mas incluímos aqui porque, para aqueles que, pela idade ou outra condição, não têm a barba cheia com pelos densos, o bigode fininho pode ser uma mão na roda, porque ele fica superbem na versão ‘a fazer’, como na imagem abaixo. Veja mais sobre barba e tipos de rosto aqui 👉 Qual o melhor estilo de barba para o seu formato de rosto?

Como cuidar do bigode fininho?

Para ter um bigode estiloso e fininho, você pode seguir estas etapas:

  • Deixe que o bigode cresça até alcançar o comprimento que você quer, seja mais curto, seja mais comprido (‘passando’ da boca)
  • Apare os pelos do bigode para que não cubram o lábio superior. Embora alguns bigodes fiquem bem assim, não é o caso do bigode fininho. Você pode usar uma tesoura, aparador e até barbeador elétrico, de preferência, quando os pelos estão secos. Essa fase também pode ser legal para você definir a densidade do bigode, retirando o excesso de pelo até ele parecer que ainda está ‘a fazer’
  • Escolha e defina a espessura do bigode. Aí, vale apelar para um instrumento de precisão, porque você vai ter de retirar apenas parte do bigode que cresceu, entre o lábio superior e o nariz. Felizmente, para isso, os aparelhos de barbear The Razor6 e The Razor4, da Dr. JONES, podem ajudar, por causa do Trimmer!

O Trimmer nada mais é do que uma lâmina extra e superafiada no topo/verso da recarga de ambos os aparelhos. Você se familiariza com ele lendo esta matéria 👉 Funcionalidades ‘secretas’ do The Razor para a sua barba.

Desenhe o seu bigode com Dr. JONES

O Trimmer está posicionado numa parte mais estreita da recarga e foi especialmente pensado para ajudar no detalhamento da barba e alcançar lugares difíceis, exatamente os desafios de fazer o desenho de bigode fininho.

Observe como fica, por exemplo, a posição do The Razor6 no rosto quando o Trimmer está sendo utilizado:

Em fundo verde, foto de homem jovem de cabelos descoloridos se barbeando, com barba por fazer, utilizandoo Trimmer do barbeador The Razor.

Não deixe de também usar um produto para barba adequado para lubrificar a pele na hora de acertar o bigode, aplicar um bom pós-barba e de manter os pelos sempre limpos e hidratados, tá ok? E tudo isso, a Dr. JONES oferece para você. Dá uma olhada:

👉 Confira a linha Barba e Rosto da Dr. JONES

 

Imagens: Dr. JONES (todos os direitos reservados) e Adobe Stock.

- Por João Marinho