Beleza é coisa de homem?
Será que a beleza deve ser uma preocupação masculina? E saúde? A masculinidade de alguns não resiste à água e sabão? Confira alguns insights importantes sobre esse assunto.
23/09/2022
Ainda que não seja por vaidade, você colhe benefícios, como cheiro bom e autoestima, que são como canja de galinha: não fazem mal a ninguém.
Primeiro, vamos combinar que isso de ”coisa de homem” e ”coisa de mulher” já está bem batido, né? As pessoas são o que são, independentemente do que fazem ou usam, ou você já sentiu que perdeu pontos na sua ‘carteirinha de macho’ porque usou um creme hidratante da sua namorada, irmã ou mãe? Fala sério, né.
Ademais, é importante ressaltar que existe, sim, uma necessidade de produtos específicos para homens.
Foto: No Revisions | Unsplash.
A pele masculina é diferente, mais espessa, por exemplo — e produz mais óleo e colágeno do que a das mulheres.
O que merece atenção é o fato de que ainda alguns homens são relutantes em adotar práticas de cuidados e higiene por receio de parecerem menos viris.
Quando falamos de cuidados com a pele, eles são importantes em qualquer idade, e a hidratação deve fazer parte da rotina.
Como o homem pode cuidar da pele do rosto?
Hidratar a pele e investir em produtos de alta performance é importante para que a pele não sofra com aquela sensação de ressecamento, como se estivesse repuxando, toda vez que você lava o rosto. O sabonete hidratante Hydra Soap é perfeito para isso.
O famoso skincare rende benefícios que vão além do que se pode ver, como a aparência saudável e diminuição de rugas: também evita danos irreversíveis causados pelos raios ultravioleta do sol.
Foto: Ameer Basheer | Unsplash.
Então, o básico e a coisa mais fácil que você pode fazer pela sua pele é usar protetor solar em primeiro lugar. Não adianta dizer que não tem tempo: leva menos de um minuto!
Quer motivação? Homens são as principais vítimas de câncer da pele no Brasil, segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) — e poucos fazem o exame para diagnosticar a doença: apenas 28% em contraste com 45% das mulheres.
Masculinidade à prova d’água
Foto: Victor Furtuna | Unsplash.
Em fevereiro de 2022, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou que o número de amputações de pênis no Brasil cresceu 1.604% em 14 anos — e são realizados uma média de 515 procedimentos por ano!
O motivo? Falta de higiene! A SBU explica que a higiene do pênis, com água e sabão, é uma forma de prevenir a doença.
Portanto, não é à toa que, em 2019, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) já tinha demonstrado que, por conta do machismo, os homens vivem menos que as mulheres, já que ignoram cuidados com a própria saúde.
De acordo com a OPAS, a relação entre masculinidade e saúde é prejudicada pelos estereótipos de ”o que é ser homem de verdade”, que, em vez de incluírem o autocuidado, passam pela negligência da própria a saúde física e mental.
Mudança de cenário
Não há nada de errado em ser vaidoso, usar produtos para o cabelo masculino ficar mais bonito, a barba bem-feita ou a pele mais jovem.
O importante é se sentir bem, olhar no espelho e gostar do que vê, ou você vai deixar de ser a sua melhor versão por causa dos outros? Isso, sim, não é coisa de homem!
Foto: Milan Popovic | Unsplash.
Foto/Destaque: Lumin | Unsplash. Adaptado.