6 mitos e verdades sobre o barbear

Ao fazermos a barba, também aprendemos alguns 'mitos' sobre ela, que passam de geração a geração. Vamos tirar as dúvidas sobre alguns deles!

Compartilhar:

Para muitos homens, fazer a barba pela primeira vez é um rito de passagem e até um momento muito especial que acontece entre pais e filhos, além de ser algo que nos acompanha por toda a vida adulta.

No entanto, embora fazer a barba todos os dias — ou quase — seja nossa realidade, também aprendemos alguns ‘mitos’ sobre ela, que passam de geração a geração e nem sempre são postos à prova.

Por isso, a Dr. JONES recolheu algumas afirmações recorrentes sobre cuidados com a barba e decidiu resolver a questão: afinal, o que é verdade ou mito?😏

1. Raspar deixa o pelo mais grosso

Mito. É talvez o mito mais comum, mas a sensação até é real, porque, quando cortados, os pelos da barba podem mesmo parecer mais grossos. Só que é ilusão: simplesmente, o ‘corpo’ do pelo, que fica depois do corte, é mais grosso que a ponta. Na verdade, o barbear não muda a barba em nada.

Saiba mais aqui 👉 Afinal, raspar a barba faz crescer os pelos?

2. Barbear a seco faz mal para a pele

Verdade. Até quando se usam produtos para barba, o ato de se barbear causa atrito na pele. Imagine sem eles e sem água?! Você simplesmente está aumentando as chances de cortes, pelos encravados e irritação na pele.

3. É melhor raspar contra o sentido do pelo

Mito. A princípio, parece que o barbear fica mais rente, mas as chances de pelo encravado e cortes aumentam. Faça a barba com mais paciência e técnica no sentido do crescimento, porque funciona, sim — e, se ainda quiser passar no sentido oposto, faça só depois dessa primeira etapa.

4. Fazer a barba muitas vezes irrita a pele

Às vezes. Isso acontece quando se faz a barba com frequência e sem os devidos cuidados. É importante usar produtos para barba que tenham qualidade para, assim, proteger a pele antes e depois do barbear.

5. Mais lâminas dão um barbear mais rente

Verdade. Mas não é a única razão, porque a técnica e a qualidade das lâminas também contam. Muitas lâminas de pouca qualidade e a barba feita errada até irritam mais, ao passo que, se a lâmina é boa, dá até para usar um número menor.

6. Trocar as lâminas previne irritações

Verdade. Lâminas cegas ou gastas podem ‘puxar’ os pelos em vez de cortá-los e causar irritações. Além disso, aumentam as chances de foliculite e outros problemas. Por isso, é importante prestar atenção ao corte das lâminas e trocá-las regularmente, sempre que necessário.

Dicas Dr. JONES para um melhor barbear

A Dr. JONES tem uma série de produtos que vão deixar você com o rosto liso e saudável e/ou com o desenho de barba que mais ‘orna’ o seu formato de rosto.

Dois desses produtos são os aparelhos de barbear The Razor6 e The Razor4.

Ambos são produzidos com lâminas de Aço Inoxidável de alta qualidade e corte duradouro, além de Trimmer, faixa de segurança e fita lubrificante.

Aparelho de barbear The Razor4, com benefícios desse barbeador Dr. JONES.

Aparelho de barbear The Razor6, com benefícios desse barbeador Dr. JONES.

A diferença está na quantidade de lâminas. Para quem preza um barbear rente com menos passadas, por exemplo, indicamos o The Razor 6, que tem 6 lâminas dobradas.

Agora, se sua barba for grossa ou você não se barbeia com tanta frequência, o The Razor 4, com 4 lâminas, é a sua cara: elas são mais espaçadas, o que facilita a limpeza e a eliminação dos pelos mais espessos.

 

Imagens: Dr. JONES (todos os direitos reservados) e Adobe Stock.

- Por João Marinho