6 estilos de barba para quem é careca
Perder os cabelos pode não ser agradável, mas dá para se assumir careca com orgulho — e encontrar um estilo de barba moderno e descolado!
16/08/2024
Perder os cabelos pode não ser uma das experiências mais agradáveis para o homem. Afinal, o cabelo tradicionalmente compõe uma parte importante do visual — e a perspectiva de se adaptar a um contexto em que os fios não ‘emolduram’ mais o rosto masculino pode ser difícil.
O lado bom é que dá para ser careca e se assumir com orgulho — e encontrar um novo estilo todo seu e descolado.
Além disso, nem todo homem, afinal, fica tão chateado assim, e tem até os que raspam na máquina zero por puro gosto pessoal…
Por isso, a Dr. JONES traz hoje uma série de estilos de barba que combinam bem com aqueles que, por opção ou destino, adotam a careca. Dá um checks.
1. Barba por fazer
Muito versátil, a barba por fazer tem um ar rebelde que pode ser bem aproveitado tanto por jovens quanto por maduros.
Além disso, é ideal para disfarçar uma barba falhada ou barba rala e é um estilo com uma manutenção muito fácil, embora precise ser feita com mais frequência.
O tamanho do ‘por fazer’ pode variar: de alguns milímetros até aquela barba que cresceu por alguns dias — e, sim, uma máquina de barbear para manter o comprimento pode ser uma aliada.
A barba por fazer pode ter uma ‘cara’ mais natural ou mais desenhada. Para a segunda opção, o ideal é deixar que ela cresça uns dois ou três dias e fazer o desenho com a lâmina de barbear, o que dá um aspecto mais ‘clean’.
Uma dica é que quanto mais grossa a linha da barba, mais natural o aspecto e menos frequente a manutenção. Uma variação possível e mais na moda é manter uma ‘barba desgrenhada’ de propósito, ou seja, sem as linhas do desenho tão marcadas. Nesse caso, é preciso prestar atenção ao comprimento para não dar a impressão inversa de ‘homem mal-cuidado’.
2. Barba cheia
Carecas que mantêm a barba cheia tiram proveito de inúmeras vantagens, porque esse estilo de barba chama muito a atenção para a região de baixo do rosto, equilibrando-o.
Além disso, a barba cheia permite que se façam inúmeros desenhos para dar um jeitinho em características que podem estar incomodando. Um exemplo é deixar que os fios cresçam na parte debaixo do queixo, para esconder um queixo duplo.
Outras dicas: linhas retas, feitas com aparelho de barbear, diminuem as bochechas, e um ‘sulco’ no bigode em direção ao cavanhaque afina o queixo; e fazer uma barba quadrada ajuda a marcar mais a mandíbula ou, em alguns casos, arredondá-la, para conferir mais harmonia.
O bigode, em geral, fica melhor se for grosso, e é preciso cortar os fios rebeldes e hidratar a barba direitinho para mantê-la bem arrumada.
3. Barba curta e desenhada
É quase uma variação da barba cheia, só que, nesse caso, os fios ficam mais aparados, próximos ao rosto e é possível fazer desenhos de barba com mais liberdade.
Um deles, que nem sempre cai bem com a barba cheia, é o bigode fininho, como na foto: como os fios são mais curtos, o bigode fino não fica desarmônico quando a barba é curta.
Um ponto de atenção é que a barba desenhada e curta também requer uma manutenção mais constante: além da hidratação para reforçar a maciez, é preciso estar sempre de olho para o desenho se manter.
Nesse caso, o melhor é usar um bom aparelho de barbear sempre que notar que os novos pelos estão desfazendo as linhas marcadas. Como a manutenção é mais constante, o uso de produtos para barba adequados (como balm, ou espuma de barbear) e outros cuidados é ainda mais importante, para não dar irritação na pele.
4. Barba lenhador
É claro que ela não podia ficar de fora. Um clássico entre os clássicos, a barba lenhador conta com um imenso fã-clube e cai muito bem com quem é careca, ‘natural’ ou raspado.
Ela também permite variações, desde linhas bem desenhadas na bochecha, úteis para deixar os traços do rosto mais masculinos, até aparar as mandíbulas de forma mais natural.
A manutenção, porém, é mais difícil: precisa ter paciência para deixar crescer; precisa cuidar muito bem dos fios, principalmente por conta do ressecamento e frizz; precisa mantê-los limpos e penteados.
Uma dica: manter a barba mais aparada na mandíbula pode ser interessante para criar um efeito ‘degradê’ e fazer uma transição mais suave da parte sem pelos (a falta do cabelo) para a barba densa, mas quem tem rosto retangular precisa tomar cuidado com a estratégia, para não alongá-lo demais.
5. Barba emendada na lateral
Esse estilo de barba foi imortalizado pelo saudoso Sean Connery e pode ser usado livremente por quem ainda tem cabelos nas laterais, com a calvície concentrada no alto.
A ideia é simples: em vez de raspar tudo e começar a barba já pelas linhas da mandíbula e orelha, mantém-se a barba conectada ao cabelo que ainda tem na lateral, mesmo que ele esteja bem baixinho na máquina.
O estilo fica muito bem quando a barba em si é cheia ou quando se usa barba grande, mas mesmo as aparadas ficam legais. O cuidado é prestar atenção na harmonia entre o comprimento do cabelo e o desenho de barba e… manter o cabelo bem curto.
Além do estilo em si, que fica muito bem inclusive em homens maduros, esse tipo de barba é uma forma bem interessante de ir se acostumando com a nova fase careca à medida que a calvície se amplia, já que a mudança não é tão radical.
6. Bigode, bigodinho, bigodão
Não são tecnicamente uma barba, a gente sabe, mas… vamos falar das vantagens do bigode e cavanhaque para se tornar aquele careca bonito e bem clássico?
Além de a manutenção ser mais simples — embora requeira mais cuidado, já que erros no barbear ficam bem aparentes —, o bigode, acompanhado ou não do cavanhaque, tem a vantagem de concentrar o olhar de quem olha no centro do rosto.
Com isso, ele pode ser útil para quem quer ressaltar elementos mais sutis, como os lábios, ou não curte usar uma barba completa, mas quer equilibrar a careca de alguma maneira com mais pelo no rosto.
Também é possível combinar o bigode e o cavanhaque mais densos com uma barba por fazer. Aliás, para os carecas, o ideal é que o bigode seja grosso mesmo, ou, pelo menos, não tão fino se ele estiver sozinho ou for o astro principal. Já em combinação com o cavanhaque desenhado, a espessura pode variar.
E… já que falamos de calvície…
Dá para reverter?
Olha, num homem que já está completamente calvo, a resposta é não.
No entanto, quando o homem começa a notar a diminuição no volume do cabelo, é possível ir a um dermatologista para investigar as causas da calvície ou queda de cabelo (não são a mesma coisa, viu?) e iniciar um tratamento com bons resultados.
Além disso, há produtos que podem auxiliar no fortalecimento dos fios e contribuir para o arsenal contra a queda.
O Hair Force, da Dr. JONES, por exemplo, contém o Capalgin, princípio ativo que combate o enfraquecimento capilar e atua diretamente no folículo, estendendo a fase de crescimento do cabelo.
E aí, curtiu? Conta pra gente quais estilos você usa para ser um careca com barba e na estica!
Imagens: Dr. JONES (todos os direitos reservados) e Adobe Stock.