Como ter um bigode fininho - Dr. JONES

Como ter um bigode fininho

Relacionado à elegância, requinte e até à malandragem, o bigode fininho já teve seu auge nos anos 1930. Hoje, muitos homens continuam a adotá-lo, seja isoladamente, seja em combinação com o cavanhaque. Saiba como e por que ter o seu.

"Em terra de homem barbado, quem usa só o bigode é rei". Será verdade?

Bom, se você gosta de ser 'diferentão' e é adepto do bigode solitário, já deve ter percebido que, por onde você passa, esse 'estilo de barba' chama a atenção

O bigode já foi muito popular em gerações anteriores — podemos citar como exemplo os anos 1970, quando enfeitava a cara de celebridades que iam do saudoso Belchior a Tom Selleck, que, por sinal, nunca o abandonou  —, e, ali por 2015, experimentou um revival, com personalidades de Colin FarrellJohn Slattery adotando a tendência.

Agora, para aqueles homens que 'fazem a própria moda', isso tudo soa até bobagem. O que importa é se o bigode orna o estilo pessoal e transmite a mensagem que se quer: masculinidade, virilidade, ousadia... como já discutimos em um artigo aqui, neste blog 👉 Como cuidar do seu bigode.

O que significa ter bigode fino?

Já que falamos de ousadia, um estilo de bigode que realmente requer essa atitude audaciosa é o bigode fininho, conhecido como pencil moustache em inglês.

Estreito e até delicado, esse tipo de bigode 'ameniza' um pouco aquela história da virilidade de que falamos antes, no sentido de dar a ela uma cara, digamos, mais safada — até pela relação que nós, brasileiros, fazemos com o arquétipo do malandro carioca e seu inseparável chapéu: os mais antigos, por exemplo, devem lembra-se do estilo do cantor Moreira da Silva quando jovem. Dá uma olhada nesta gravação de 1959:

Moreira da Silva, "Na subida do morro", 1959. Fonte: RADIOSANTOS (REM) | Reprodução.

O bigode fininho também já foi considerado um dos maiores sinais de elegância masculina

Experimentou um de seus auges, por exemplo, na década de 1930 e se tornou marca registrada de personalidades admiradas, como Clark Gable.

Hoje, o homem que opta pelo bigode fino ainda transmite esses conceitos: um pouco de 'malandragem' aqui, um gosto pelo retrô ali e até um apelo ao refinamento, personalidade e vaidade, já que manter um bigode fino destoa da moda barba cheia e bigodão atual. 

Qual tipo de rosto combina com bigode fino?

Imagem: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Quando se fala de formatos de rosto, é legal entender o que o bigode fininho faz por você. Veja alguns exemplos.

  • Rosto quadrado: a mandíbula bem marcada e angular é uma das características desse tipo de rosto. O bigode fininho pode deixar essas características mais sutis, suavizando e provendo mais equilíbrio às linhas do rosto;
  • Rosto retangular: o rosto mais estreito é uma característica desse tipo, e o bigode fininho pode dar mais volume à região do lábio, equilibrando os traços — principalmente se for mais comprido, passando um pouco das extremidades da boca;
  • Rosto jovem ou com pouca barba: bom, é claro que 'jovem' não é um tipo de rosto, mas incluímos aqui porque, para aqueles que, pela idade ou outra condição, não têm a barba cheia com pelos densos, o bigode fininho pode ser uma mão na roda, porque ele fica superbem na versão 'a fazer', como na imagem abaixo. Veja mais sobre barba e tipos de rosto aqui 👉 Qual o melhor modelo de barba para cada formato de rosto?

Imagem: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Como ter um bigode fininho?

Imagem: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Para ter um bigode estiloso e fininho, você pode seguir estas etapas:

  1. Deixe que o bigode cresça até alcançar o comprimento que você quer, seja mais curto, seja mais comprido ('passando' da boca);
  2. Apare os pelos do bigode para que não cubram o lábio superior. Embora alguns bigodes fiquem bem assim, não é o caso do bigode fininho. Você pode usar uma tesoura, aparador e até barbeador elétrico, de preferência, quando os pelos estão secos. Essa fase também pode ser legal para você definir a densidade do bigode, retirando o excesso de pelo até ele parecer que ainda está 'a fazer';
  3. Escolha e defina a espessura do bigode. Aí, vale apelar para um instrumento de precisão, porque você vai ter de retirar apenas parte do bigode que cresceu, entre o lábio superior e o nariz. Felizmente, para isso, os aparelhos de barbear The Razor6 e The Razor4, da Dr. JONES, podem ajudar, por causa do Trimmer!

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O Trimmer nada mais é do que uma lâmina extra e superafiada no topo/verso da recarga de ambos os aparelhos (pode verificar na imagem acima). 

Ele está posicionado numa parte mais estreita da recarga e foi especialmente pensado para ajudar no detalhamento da barba e alcançar lugares difíceis, exatamente os desafios de fazer o desenho de bigode fininho.

Observe como fica, por exemplo, a posição do The Razor6 no rosto quando o Trimmer está sendo utilizado.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Não deixe de também usar um produto para barba adequado para lubrificar a pele na hora de acertar o bigode, aplicar um bom pós-barba e de manter os pelos sempre limpos e hidratados, tá ok?

Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance