Como curtir o Carnaval e cuidar da saúde física - Dr. JONES. Foto em fundo roxo de jovem negro de jeans e camiseta sorrindo e dançando, em alusão ao Carnaval e preparação física para a maratona da folia.

Como curtir o Carnaval e cuidar da saúde física

Carnaval chegando... e a gente quer saber: já está pronto para sambar na avenida, arrebentar no funk, ficar no baile a noite inteira e quebrar o guarda-sol do frevo? Mais do que animação, também é preciso se preparar fisicamente! Confira dicas de como cair na folia sem se descuidar da saúde.

Já tem desfile de escola de samba acontecendo, e os bloquinhos já estão nas ruas em várias cidades — mas, oficialmente, o Carnaval brasileiro começa neste fim de semana.

Se como nós outros, você já está caindo na folia, tem uma coisa, porém, para a qual é bom estar atento até à Quarta-Feira de Cinzas: a atividade física — e aqui estamos falando mais do que correr atrás do trio elétrico...

Acontece que para 'passar bem' o Carnaval e não chegar ao meio da semana que vem 'quebrado' e cheio de dores, vale a pena incluir alguns exercícios a fim de preparar a musculatura para a maratona de danças, blocos e bailes.

1. De olho nos membros inferiores

Foto de homem negro, cabelos raspados, shorts pretos e camiseta azul fazendo alongamento.

Foto: Drobotdean | Freepik.

A ideia de incluir exercícios físicos estruturados antes ou durante o Carnaval é, na verdade, bem interessante.

Trata-se de ter mais energia para curtir a festa e de evitar dores e lesões que podem comprometer sua alegria.

“Pensando numa situação de Carnaval, o que é mais solicitado, por exemplo, num bloquinho? Membros inferiores! Então, eu costumo indicar numa situação como essa exercícios para preparar essa área do corpo, sem cargas tão elevadas”, explica o personal trainer Rafael Moura, especialista em lesões musculoesqueléticas, prevenção e condicionamento físico pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). 

Então, pega sua fantasia e vem com a gente que vamos dar dicas de como sambar — ou fazer qualquer outra dança! — com segurança e respeitando o físico.

2. Fora da academia, trabalhe com o peso do corpo

Mike Ribeiro, personal trainer, técnico em nutrição esportiva e pós-graduado em fisiologia do exercício, emagrecimento e recuperação pós-traumática pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), comenta que o ideal, para este e outros Carnavais, é incluir a atividade física antes da folia: “A primeira parte é ter um físico trabalhado. É estar treinando, cuidando de si num período pré-Carnaval”.

No entanto, se você não tem ido à academia ou se tem, mas vai viajar, dá para fazer exercícios físicos com o peso do próprio corpo para se preparar — e, quem sabe, até se empolgar a voltar às atividades físicas regulares.

Os exercícios com o próprio peso corporal vão fortalecer sua musculatura e preparar você para a maratona da folia, de maneira que, ao final do baile ou bloquinho de Carnaval, você ainda vai estar muito bem, obrigado.

Agachamentos e flexão plantar (exercício para a panturrilha de ficar na ponta do pé e descer) são dois exemplos que podem ser feitos em casa ou qualquer outro ambiente. 

Série de fotos mostrando os exercícios, com diferentes personagens, de elevação de quadril, agachamento livre e flexão plantar.

Créditos das fotos, da esq. para a dir.: Bublikhaus e Kireyonok Yuliya | Freepik; e Freepik. 

Seria interessante tentar fazer 3, 4, 5 séries do maior volume possível — volume que seria de repetições”, explica Rafael Moura. “A pessoa poderia tentar fazer até perto da fadiga; por exemplo, começando o agachamento, com 5 repetições. ‘Ah, acho que conseguiria fazer mais cinco’. Para, descansa 1 minuto e faz mais uma série de 5 repetições — e assim até à fadiga, ou seja, sentir que não dá mais”.

Não negligencie o seu glúteo também. A elevação de quadril, que pode ser feita por homens e mulheres, precisa apenas que você se deite de ‘barriga para cima’ no chão e faça exatamente o que diz o nome do exercício.

Daria para adicionar isometrias, ou seja, manter a posição do exercício parada por certo tempo, para a musculatura ficar mais rígida e ser mais solicitada.”

3. Na academia, pegue mais leve nas cargas

Se sua academia abrir durante o Carnaval, ou você tiver acesso a um espaço com máquinas, pesos e halteres — no condomínio, por exemplo —, os exercícios para os membros inferiores são todos bem-vindos

Coxa, posterior de coxa, panturrilha, glúteos... Aí é possível direcionar esses exercícios que solicitam esses grupos específicos. Então, a atenção seria no sentido de não trabalhar cargas tão elevadas, para justamente a musculatura não sentir tanto, e a pessoa ficar com aquela dor muscular intensa, sem conseguir saltar e festejar”, diz Rafael.

Foto de homem forte, de pele clara, sem camisa fazendo levantamento com kettlebell.

Foto: Master1305 | Freepik.

“Além disso, eu limitaria e dosaria um pouco menos na questão de peso. Daria para ser feito um trabalho similar ao do peso do próprio corpo, mas com menos repetições. Se, por exemplo, com o peso do corpo, a pessoa conseguisse fazer 10, 15, 20, 25 repetições, eu limitaria entre 10 e 12 na academia, deixando uma margem até maior, porque há a sobrecarga externa do peso”, explica.

4. Para a avenida, alimentação leve e hidratação

Foto de jovem negro tomando água em pista de atletismo.

Foto: Nigel Msipa | Unsplash.

É claro que a hidratação tem de fazer parte do ‘cardápio’ da folia


“Todo mundo que vai ao Carnaval tende a beber um pouquinho, até mais do que o habitual — e esse álcool, metabolizado, vai fazer com que você crie uma retenção. Começa a ter aquele inchaço...”, explica Mike Ribeiro.

Para evitar isso, a dica é se hidratar — e como? Além de beber água, dá para recorrer às frutas. “Podem ser aquelas que as pessoas vendem nas ruas, nos bloquinhos. As frutas mais aguadas, como melancia, melão, abacaxi ou até mesmo as mangas, que o pessoal vende bastante. Além de serem doces, o que vai aumentar o nível de glicose e evitar que você tenha um rebote do álcool, vão ajudar a ‘segurar’ o seu corpo por muito mais tempo. Mesmo estando na rua, dá para optar por coisas mais leves”, diz Mike.

O personal dá outras dicas para evitar esse rebote com mais facilidade: “O ideal é que, a cada copo de bebida, você tome aí, pelo menos, um copo d’água no mínimo”.

Aliás, sabendo que haverá álcool, evitar gordura, evitar comida salgada, evitar comida com muito sódio, temperos industrializados.”

Mike Ribeiro
@mike_ribeirolopes

Rafael Moura, além disso, dá um cálculo fácil para a hidratação: “Você vai pegar seu peso corporal e multiplicar por 35 ml. Se a pessoa tem 70 kg, por exemplo, vai multiplicar por 35 ml e chegar a um valor de 2 litros e tanto. Isso seria uma hidratação no geral, sem considerar atividade física intensa”, explica. 

“O que a gente costuma indicar, sendo 7 dias de atividade? Você já sabe que vai ter que se hidratar minimamente com essa quantidade do cálculo. No entanto, você, por exemplo, estava com 75 kg ao iniciar um bloco de Carnaval e, chegou o fim do dia, perdeu 1 kg de peso corporal... Vai precisar se hidratar com mais 1,5 litros de água para também repor aquele 1 kg que você perdeu”. 

Sim, meu caro, é para beber bastante água!

5. Depois da folia, alongamentos

Foto de homem de pele clara e barbado realizando alongamento em área aberta.

Foto: Teksomolika | Freepik

“Seria sempre interessante, após um bloco e para minimizar danos, tentar minimamente se alongar. Chegou em casa ou ao hotel, tenta dar uma ‘alongadinha’ nos grupos que foram mais solicitados, pensando em um relaxamento — e continue sem se descuidar da hidratação. Isso pode minimizar dores de início tardio, como a gente chama, e ajudar num pós-Carnaval menos doloroso”, explica Rafael.

6. Por fim, relaxe no banho

Foto da embalagem do Isotonic Shower Gel, da Dr. JONES, em fundo geométrico rosa e amarelo.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Já falamos aqui, mas é bom relembrar: na hora do banho, complemente os cuidados com o shampoo multifuncional Isotonic Shower Gel, da Dr. JONES.

Isotonic Shower Gel vai ajudar a cuidar da sua pele e deixar uma agradável sensação de frescor que vai durar muito nos bloquinhos. 

Além de limpar e hidratar, ele também repõe os minerais essenciais perdidos com a transpiração — e você fica pronto para o próximo baile. 🕺

Com colaboração de Marília Dias de Melo e Silva

Foto/Destaque: Lookstudio | Freepik.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance